quinta-feira, 26 de março de 2009

Nevilton, de Umuarama para a estrada (Gazeta do Povo)


Por Luiz Cláudio Oliveira, da coluna Acordes Locais, que sai toda quarta-feira na Gazeta do Povo:

A banda Nevilton (www.nevilton.com.br), de Umuarama, Noroeste do estado, está na estrada. Neste dia 28, virá à capital, participar do festival Curitiba Calling, no 92 Graus, em homenagem ao aniversário da cidade. Mas, antes disso, o mês foi dedicado a São Paulo. Lá, o trio gravou no estúdio YB (www.ybstudios.com.br) o seu primeiro “disco de verdade”, como eles mesmos falam. Em Sampa também participaram da festa de aniversário do Podcast Qualquer Coisa (www.gcast.com/u/qualquercoisa), apresentado pelo músico Max de Castro e pelos jornalistas Paulo Terron (do blog With Lasers) e José Flávio Junior (Revista Bravo!).
Vou deixar Nevilton falar:
“Gravamos 14 músicas assim... para peneirarmos de dez a 12 músicas para o disco ‘de verdade’... A gravação foi no YB, um dos melhores estúdios do Brasil... fica em São Paulo, presta (ou já prestou) serviços pra varias grandes gravadoras, sem contar o selo que eles tem que é super bem conceituado, o YBrasil... A produção, questões de arranjos e finalizações das músicas é minha mesmo (Nevilton) ...A técnica do som e gravação ficou nas mãos do Beto Machado (Bob Mac), que já trabalhou com uma galera massa também! A mixagem e master vai ficar nas mãos do nosso parceiro Marconi de Morais, que está lá em Los Angeles, trabalhando com produção musical por lá e já trabalhou com muita gente boa, coisa fina... (mais informações sobre o currículo dele: www.myspace.com/marconidemorais). Gravamos tudo simultaneamente, para dar aquele clima de trio, roqueiro, pegada de ao vivo, com alta definição de áudio, e uma boa uniformidade de timbres, o que vai soar legal para esse lance de textura, crueza “de verdade”. Inclusive, estamos falando tanto desse negocio de disco “de verdade” que, provavelmente, esse será o nome do disco! Aproveitar pra chamar algo assim... enquanto ainda existem discos, CDs, e a internet ainda não toma conta 100% de tudo, né!? Pretendemos lançar o disco até o comecinho do próximo semestre... quiçá um tempinho antes... estamos a todo vapor! Cogita-se algumas parcerias quanto a esse lançamento e distribuição, mas acho que não vamos enrolar muito não. Se essas possibilidades não desenvolverem legal, estamos dispostos, e fazendo os devidos planejamentos para lançarmos independente mesmo.”

A Nevilton é um trio que faz uma interessante mistura de pop rock alegre e energético. Tem composições com letras simples e diretas. A música também é direta (até por ser um trio), com uma “cozinha” (Fernando Livoni na bateria e Tiago Lobão Inforzato no baixo) rápida e firme e boa participação da guitarra de Nevilton de Alencar.

Nenhum comentário: